2017: a mudança exige força de vontade e método

Por Alice Sosnowski | dez 22, 2016

Ninguém muda da noite para o dia. É necessário força de vontade, empenho e técnicas para concretizar a mudança

shutterstock_540356356

Entra ano, sai ano e aqui estamos nós, cheios de expectativas, planos e fé numa nova vida. E seja qual for nosso desejo, todos sabemos que ele depende muito mais de nós do que das mandingas de reveillon, do comportamento de quem nos cerca ou do contexto em que vivemos.

Então, se depende de nós, por que transformar 2017 para algo mais próximo dos nossos sonhos é tão difícil?

A resposta é simples: MUDAR é complexo. Exige esforço, empenho e dedicação. E exige também método para que aconteça de verdade.

Depois de passar mais de 7 anos estudando e entrevistando os maiores realizadores deste país, entre empreendedores, filósofos e especialistas, percebi que a semente da mudança começa no autoconhecimento.

Você só muda aquilo que conhece. É preciso identificar maus hábitos e comportamentos, detectar pensamentos e emoções nocivas, rastrear atitudes indesejadas e medir o quanto isso tem paralisado e atrapalhado sua vida.

Feito isso, é hora de vislumbrar onde se quer chegar. Antes de sair fazendo, é necessário primeiro criar a MOTIVAÇÃO necessária. Está doente? Se imagine – ou melhor – SINTA como seria se você já estivesse bem de saúde. A falta de dinheiro te incomoda? Foque no sentimento de realização ao comprar aquilo que deseja.

Agora sim, é hora de partir para a prática e começar a planejar a mudança e criar metas. E tem que ser algo específico, mensurável e realista (para saber mais, procure sobre metas SMART). Seu objetivo não pode ser irreal. Ele tem que estar de acordo com você, com seus valores e capacidade de execução. Olha aí de novo o autoconhecimento.

E nada mais eficiente para cumprir um objetivo do que se comprometer com ele. Primeiro, perante a você mesmo. Escreva a intenção da mudança em uma agenda, no celular ou mesmo em um simples post-it e pregue no espelho do banheiro. Você terá que encará-lo todas as manhãs. Compartilhe sua meta com amigos, familiares e peça ajuda neste desafio. Tenha certeza que seu inconsciente irá trabalhar com mais afinco depois da exposição dos seus objetivos.

E se tem uma coisa que aprendi com os empreendedores é que nenhuma meta é alcançada se você não tiver PERSISTÊNCIA. A motivação te faz começar, mas é o hábito que faz você continuar. E ele só vem com treinamento, repetição, esforço e convicção. Por acaso você acha que é a motivação que faz os corredores estarem às 5 da manhã na rua treinando?

No livro O Poder do Hábito (leia mais neste post que escrevi em 2014 sobre a obra) o autor Charles Duhigg diz que precisamos repetir uma nova ação por alguns dias para que a informação se consolide no nosso cérebro. Os especialistas explicam que 21 dias é tempo suficiente para este trabalho. O hábito nada mais é do que a transformação de uma sequência de ações em uma rotina automática.

Por isso, se quisermos de verdade TRANSFORMAR nosso 2017 e nossas atitudes diante da vida é preciso ter força de vontade, dedicação, e método. As técnicas que transmito neste texto fazem parte da metodologia O Pulo do Gato Empreendedor© que criei depois de longos anos de estudo e prática. Boa sorte na sua jornada!

motivacao_habito