Como fazer um pitch e convencer

Por Alice Sosnowski | abr 28, 2017

shutterstock_562455214

Se você por acaso pegar um elevador e encontrar nele um investidor, o que vai dizer a ele em 30 segundos? Se você tiver seu discurso preparado poderá usá-lo em qualquer oportunidade.  E pouco tempo com a pessoa certa pode ser o pedágio para o sucesso.

A habilidade de falar bem em público e vender a sua ideia é cada vez mais necessária não só para empreendedores como para profissionais de todas as áreas de atuação e até na vida pessoal. 

Se você vai vender um projeto ou um produto ou apresentar sua ideia em uma banca, tente saber quem é sua audiência:  um discurso para um investidor é diferente de um para um gerente. Tenha adaptações da sua introdução para diferentes públicos. E, sempre, comece pelo mais importante: o empreendedor tem que prender a atenção do interlocutor logo no início

Para montar um pitch convincente, tente seguir o roteiro de perguntas abaixo:

Qual o seu nome e o nome do proejto?

Qual problema vai resolver? 

Por que a sua solução é a melhor?  O que te diferencia dos outros concorrentes?

Que resultados você conseguiu até hoje?

Qual o modelo de negócio? Como vai ganhar dinheiro?

Qual o tamanho do seu mercado?

Qual o time que vai executar com competência esta solução?

O que você precisa?

E, finalmente, pense numa maneira memorável de encerrar sua apresentação. O segredo é fazer com que a pessoa se interesse e queira saber mais. Você pode criar suspense ou deixar uma pergunta no ar. Tenha sempre à mão um cartão de visitas ou um e-mail ou site fácil de decorar.

No vídeo a seguir, o empreendedor Edson Mackeenzy dá ótimas dicas de como fazer um pitch vencedor e explica conceitos fundamentais dessa ferramenta tão importante para os empreendedores