Livros sobre empreendedorismo que não podem faltar na sua estante

Por Alice Sosnowski | fev 20, 2017

shutterstock_140895319

Depois que o empreendedorismo virou moda, existem milhares de materiais e conteúdos sobre o assunto disponíveis na internet. Eu sou daquelas que ainda prefiro os livros, já que neles os escritores investiram um tempo maior pesquisando, apurando e estruturando os conteúdos.

Destaco aqui alguns livros que considero essenciais para uma biblioteca empreendedora. Tem muito mais. Vou aumentando a lista com o tempo. rsrs
PS: no meu instagram @opulodogatoempreendedor tem sugestão de leitura toda semana com as dicas mais quentes de livros. Me segue lá!

1) Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
Quem pensa em montar um negócio precisa conhecer o canvas, uma famosa metodologia usada para estruturar modelos de negócios. Por meio da tabela proposta no canvas, o empreendedor responde perguntas básicas para montar sua empresa.  No fim, espera-se que o empreendedor iniciante saiba projetar e implementar sistematicamente um novo plano de negócio – ou renovar um antigo. “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios”
Autor: Alexander Osterwalder
Editora no Brasil: Alta Books

2) Lean Startup (“A Startup Enxuta”)
Eric Ries teve uma abordagem inovadora para desenvolver e lançar produtos: a ideia é obter sucesso, mas sem desperdiçar nem tempo nem recursos. Um dos pontos principais da obra “Lean Startup”, afirma Solange, está na “cocriação”. Se sua ideia de negócio não é valorizada pelos consumidores na fase de testes, é preciso reconstruir o projeto junto com esses clientes. A ideia é obter um produto ou serviço alinhado com os interesses do seu público-alvo (sem muitos rodeios).
Autor: Eric Ries
Editora no Brasil: Leya Brasil

3) Saber vender é da natureza humana: surpreenda-se com o seu poder de convencer os outros
Vender não é uma tarefa endereçada apenas a quem trabalha no comércio. Qualquer que seja sua profissão, você terá de se relacionar com os outros e convencê-los a adotarem suas ideias. No caso de um empreendedor que está começando, um grande desafio é saber oferecer seu produto e ouvir seus clientes sobre possíveis alterações, diz Lage. “Esse livro nos ajuda a entender que vender é algo natural e que não precisa ser um procedimento invasivo. O processo de venda é saber convencer a pessoa a partir do problema que ela tem, e não ser um chato”.
Autor: Daniel H. Pink
Editora no Brasil: Leya

4) Sonho Grande
Todo empreendedor deve conhecer os nomes Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. No portfólio, eles colecionam empresas como Ambev, Budweiser, Burger King e Heinz. O estilo de gestão do grupo dos empreendedores, chamado 3G Capital, é de meritocracia e busca incessante por eficiência e controle de custos. A obra conta os bastidores dessa história de empreendedorismo e é um exemplo de como sonhar grande pode valer a pena. Veja também algumas frases de Lemann endereçadas especialmente aos empreendedores.
Autora: Cristiane Correa
Editora: Primeira Pessoa

5) O Livro Negro do Empreendedor
Entre o sonho de ser dono do próprio negócio e o sucesso empresarial, há um longo caminho a ser percorrido. É comum encontrarmos livros que expõem histórias vitoriosas e servem de exemplo para quem pretende empreender. Porém, as estatísticas mostram que muitos fracassam. ‘O livro negro do empreendedor’ diferencia-se por mostrar o que não se encontra em manuais e livros de administração. O fracasso no mundo corporativo é um tema pouco explorado. No entanto, entender suas causas é fundamental para decidir a melhor forma de evitá-lo.
Autor: Fernando Trias de Bes
Editora: Best Seller

6) Empreendedorismo na Prática – Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso
‘Empreendedorismo na prática’ trata do fazer acontecer pela ótica dos empreendedores brasileiros que já são bem-sucedidos. Seu diferencial está na aplicabilidade imediata dos conceitos e, por isso, é recomendado aos empreendedores iniciantes e até aos mais experientes. O livro coloca em discussão a grande ênfase que se dá na definição do perfil do empreendedor de sucesso, mostrando argumentos contrários e a favor desta linha de pensamento. Em seguida, propõe que não existe um perfil único de empreendedor, apresentando vários tipos de empreendedores.
Autor: José Dornelas
Editora: LTC

7) O segredo de Luísa: uma idéia, uma paixão e um plano de negócios : como nasce o empreendedor e se cria uma empresa
Este livro trata de assuntos através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens carismáticos. Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a ideia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela procura ensinar passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. O livro tem como objetivo oferecer a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.
Autor: Fernando Dolabela
Editora: Sextante

8) Startup Brasil
Neste livro, os autores apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros e seus negócios. A obra objetiva ser um guia para o leitor que deseja se aventurar no mundo do empreendedorismo. A obra reúne entrevistas com pessoas que imaginaram, desenvolveram e levaram ao mercado empresas como Boticário, Cacau Show, BuscaPé, entre outras.
Autores: Pedro Mello, Marina Vidigal
Editora: Agir

9) Elon Musk – Como o CEO bilionário da Space X e da Tesla está moldando nosso futuro
Elon Musk é o empreendedor mais ousado de nosso tempo. Uma mistura de Thomas Edison, Henry Ford, Howard Hughes e Steve Jobs, ele é o homem por trás dos cobiçados esportivos elétricos da Tesla Motors, dos painéis e baterias de energia solar popularizados pela SolarCity e dos foguetes espaciais da SpaceX. Nesse livro, o experiente jornalista de tecnologia Ashlee Vance apresenta um olhar inédito sobre a vida e as realizações inacreditáveis do homem mais audacioso do Vale do Silício.
Autora: Ashlee Vance
Editora: Intrínseca

10) Empresas feitas para vencer – Good to great
Considerado, pela Time Magazine, um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, esta obra seminal de Jim Collins responde a seguinte pergunta: Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? Empresas feitas para vencer mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. Collins apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura. O autor apresenta também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.
Autor: Jim Collins
Editora: HSM Editora