Qual o valor da minha hora de trabalho?

Por Alice Sosnowski | jul 12, 2017

shutterstock_296302664

Em tempos de reforma trabalhista, fim de benefícios, aumento do empreendedorismo, é cada vez mais necessário ter o controle dos seus gastos e ganhos. Infelizmente, nós brasileiros não temos a cultura da educação financeira e delegamos contas importantes para os pais, os cônjuges, os chefes e até o governo. Imagina? É como se deixasse a raposa cuidar do galinheiro.

Bom, mas voltando ao custo da hora de trabalho. Para os funcionários de empresas, esta conta é relativamente fácil, visto que o valor do salário é fixo todos os meses e a carga horária deveria seguir a mesma regra (mesmo que isso não aconteça de fato!)

Já para os autônomos, vendedores, empreendedores, a conta é outra e até inversa à lógica acima. Primeiro pense em qual valor das suas despesas fixas (aluguel, condomínio, luz, celular). Depois, pense que você precisará se planejar para ficar uns dias de férias. Não precisa ser um mês inteiro, mas recesso de fim de ano e feriado são épocas difíceis de conseguir projetos e jobs. Então, mesmo que você esteja disposto a trabalhar o ano inteiro, separe 1 mês desses custos calculados.

Não se esqueça do lucro. Um profissional independente ou um empreendedor não trabalha apenas para pagar as contas, mas também para obter rendimentos e reinvestir no seu negócio e continuar mantendo clientes. Coloque, então, cerca de 20% das despesas fixas nesta conta. Agora, é só dividir este valor acima pelo número de horas trabalhadas na semana. Um funcionário de empresa normalmente trabalha 40 horas semanais, o que dá 160 horas no mês. Para um autônomo, essas horas nunca são realistas já que ele terá que gastar tempo prospectando clientes e fazendo a gestão do negócio. Divida este valor por dois para ter um cálculo mais aproximado.

Enfim, a fórmula seria algo assim:  

VALOR HORA = (Custo fixo mensal + 1/12 custo fixo mensal) + 20% de lucro / Número de horas trabalhadas no mês/2

Exemplo:

VALOR HORA = (R$ 2.400,00 + 200) + 520 / 80 = R$ 39

CALCULADORA AUTOMÁTICA

Um outro método bem fácil de encontrar o seu valor/hora é a calculadora freelancer do 99freelas. Lá, vc coloca quantas horas quer trabalhar por dia e quantas semanas quer tirar de férias por ano e ela automaticamente faz esse cálculo para vc. A ferramenta também ajuda a definir o preço de um projeto segundo o tempo dedicado nele. É uma conta simples, mas vale a pena simular. Veja em: https://www.99freelas.com.br/apps/calculadora-freelancer