Empreendedor é aquele que está sempre aprendendo

Por Alice Sosnowski | abr 10, 2017

IMG_20170410_123810

Como foi a minha experiência no Speed mentoring, programa criado pela Escola de Negócios do Sebrae-SP

Há mais de 10 anos trabalho com o tema empreendedorismo. Primeiro como jornalista cobrindo tecnologia para PMEs na extinta revista PC World, e também como empreendedora, pesquisadora, especialista e mentora de negócios.

Ao longo deste tempo já fiz inúmeros cursos e workshops sobre o tema. Desde o mais conhecido Empretec, passando pelo programa 10.000 mulheres na FGV-SP, Mastermind e cursos de desenvolvimento pessoal ou profissional, além de incontáveis palestras e imersões.

Esta curiosidade com o empreendedorismo tem um propósito profissional (como jornalista, preciso me atualizar constantemente) e pessoal: estou, enfim, me preparando para lançar minha própria startup de educação a partir do desenvolvimento de habilidades e softskills: o projeto O Pulo do Gato Empreendedor.

E foi com este intuito que entrei para a turma do Speed Mentoring do Sebrae em março de 2017. O programa criado dentro da Escola de Negócios tem como foco a estruturação de um projeto, da ideação à viabilidade de uma empresa. O objetivo principal é auxiliar os participantes a potencializar uma oportunidade de negócio vislumbrada. 

São 50 horas de curso, composto por oficinas e atividades complementares que trabalham aspectos pessoais e de comportamento empreendedor e ensina na prática a modelagem de negócios, a forma de definir o valuation de uma empresa, a estruturação das finanças e apresentação de um pitch para investidores.

A imersão dura quatro semanas e é intensa em trocas e compartilhamento entre as participantes. Com um processo dinâmico e focado em resultados, o curso acerta em cheio na  qualificação dos empreendedores.  Posso dizer sem medo de errar que este é um dos melhores programas de ensino de empreendedorismo que já vivenciei: com conteúdo bem elaborado e aplicação mão na massa e envolvente. 

Os professores da Escola de Negócios e consultores do Sebrae-SP ultrapassam as expectativas. São empreendedores na atitude, conseguem aliar conhecimento teórico e prático com maestria e se dedicam com esmero ao sucesso dos projetos. 

Recomendo muito passar pelo processo tanto empreendedores iniciantes como aqueles que estão em período de redefinição do seu negócio. Afinal, se tem uma coisa que empreendedor nunca pode deixar de lado é a vontade de aprender e se aperfeiçoar. 

Para saber mais, acesse o site da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti