A observação que gera conhecimento

16 Janeiro 2020

Por Alice Salvo Sosnowski*

Cores, cheiros, sabores. Voz alta, persuasão, repentes, cantos e piadas. Não há nada mais singular do que uma feira livre. Costumo dizer que o melhor lugar para aprender empreendedorismo é ali naquele ambiente movimentado e cercado de conhecimento.

Qual foi a minha alegria ao ver que essa opinião é compartilhada pelo escritor Thales Brandão, especialista em comunicação e marketing, fundador do Portal Cidademarketing, autor do livro Marketing & Empreendedorismo nas Feiras Livres e Mercados Praieiros.

Depois de 5 anos de pesquisa dos mercados informais, feiras e praias do Nordeste brasileiro, Thales nos brinda com um livro que tem como eixo central a fotografia, mas também usa a palavra para refletir sobre este ambiente que é o retrato da nossa cultura popular.

Como bem diz Thales, “olhar não é o mesmo que observar”. E foi no papel de observador que ele trouxe preciosidades econômicas, culturais e sociais das feiras e mercados que visitou. Entre fotos de frutas, legumes, caixotes, sacolas, artesanato, vitrines, carrinhos de mão e feirantes, mensagens sábias como:

“Deixe o consumidor sentir o seu produto”

“Enxergue o seu negócio com olhar de cliente”

“O produto morre pela falta de desempenho em vendas”

“A essência da troca precisa ser baseada em valores e cultura”

 

 

“Comunicação não é o que você diz, é o que o outro sente”

“No empreendedorismo o silêncio precisa ser ensurdecedor”

“O preço precisa ser baseado nos custos, no valor, no mercado e no concorrente”

“Se ninguém comprar, não tem negócio”

Imagens e palavras se unem com o intuito de ajudar o leitor a refinar as suas habilidades e fazer da observação uma parte fundamental nos seus negócios. Para o autor, a observação treina a nossa atenção para focar no que é relevante e a dispensar todos os aspectos que não são necessários. “O relevante é o alicerce para gerar novas ideias e identificar oportunidades”.

Para ampliar o projeto, a obra traz expansão de conteúdo por realidade aumentada que direciona o leitor por meio de QR Code para um site com atualizações em texto, áudio e vídeos. É a tradição que se une à tecnologia para traduzir o melhor da nossa cultura popular e empreendedora.

Para saber mais: 

https://mandacaru.com.br/

--- ---

*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


  • Compartilhe esse conteúdo