DEZ PERGUNTAS BÁSICAS SOBRE EMPREENDEDORISMO

25 Maio 2019

Por *

1) O que é realmente ser empreendedor?

O empreendedor é uma pessoa que  imagina, desenvolve e realiza visões, resume o estudioso canadense Louis Jacques Filion. Mais do que assumir um papel de empresário, o empreendedor é aquele que protagoniza sua própria vida. Neste sentido, não apenas os donos de empresas se enquadram nesta categoria, mas também os profissionais liberais, os funcionários de empresas, os servidores públicos, as donas de casa e até jovens, crianças e idosos.

Em resumo, empreendedores são aqueles que fazem a diferença, ousam e mudam a realidade. Constroem uma visão de futuro e engajam pessoas para sonhar junto. Cultivam relações pessoais promissoras e mobilizam recursos financeiros, humanos e materiais para realizar seus objetivos. São pró-ativos, determinados e perseverantes e estão dispostos a correr riscos encarando o erro e o fracasso como parte do processo.

Empreender não é um dom. Ninguém nasce empreendedor. A pessoa pode até ter uma certa vocação para o risco e para lidar com a incerteza, mas o perfil empreendedor é possível ser desenvolvido de acordo com o contexto social, educacional e cultural. Ou seja, a pessoa pode aprender atitudes empreendedoras. Basta trabalhar características como automotivação, foco, liderança e planejamento, entre outras.  

 

2) Tem idade para empreender?

Não há idade determinada, certa ou errada, para ser empreendedor, isso é algo que ocorrerá naturalmente de acordo com o perfil de cada um. Muitas pessoas acreditam que são muito jovens para empreender um novo negócio. E outras acreditam que estão muito velhas. A verdade é que não existe idade ideal para empreender.

No Brasil, a idade média de empreendedores é de 37 anos, mas há exemplos bem-sucedidos de jovens empreendedores com energia e disposição, e também de empreendedores acima dos 70 anos que têm o benefício da experiência em seu favor.  

 

3) Como encontrar oportunidades de negócios?

Para encontrar uma oportunidade de negócios, nada melhor do que procurar problemas. De nada adianta ter uma ideia genial, se o seu negócio não tiver uma solução e alguém disposto a pagar por isso. Encontrar um problema a ser resolvido ou uma necessidade do consumidor é fundamental para iniciar a jornada empreendedora. E para isso existem várias ferramentas que podem resultar em produtos ou serviços inovadores.  

Observe nas suas experiências e atividades do dia a dia, quais as necessidades e problemas que você detecta. Veja onde você gasta seu dinheiro: porque você escolhe determinado produto ou serviço em detrimento de outros. Observe outros mercados e veja quais soluções poderiam ser utilizadas em outras realidades. Converse com amigos, familiares e profissionais. Fale com pessoas e recolha novas ideias, outros problemas e possíveis soluções. Observe novos comportamentos, conceitos e tendências.



4) Quanto dinheiro eu preciso para começar um negócio?

Em teoria, bons negócios exigem menos recursos do que os empreendedores imaginam. Para definir quanto é preciso para começar e manter um negócio faça um planejamento financeiro e preveja quanto você precisará para:

  1. O dia da inauguração do seu negócio (investimento em despesas pré-operacionais e ativos fixos, por exemplo),
  2. Capital de giro (o dinheiro que fica parado no caixa da empresa e, principalmente em estoques de produtos acabados, em transformação e matéria-prima),
  3. Até a empresa atingir o ponto de equilíbrio (até isto acontecer, o empreendedor terá que colocar na empresa para que esta tenha condições de honrar suas obrigações financeiras como pagamento de fornecedores e tributos),
  4. Para sobreviver até conseguir fazer retiradas adequadas da empresa. Estudos indicam que é preciso cerca de 18 meses até que os processos de uma empresa estejam estruturados e um negócio tenha clareza sobre sua razão de existir. Profissionais que planejam empreender devem ter dinheiro suficiente para manter suas empresas e sua vida pessoal durante esse período.


A soma destas necessidades (atualizadas pela inflação) é o dinheiro que o empreendedor precisa para começar um negócio.  Caso não tenha recursos, avalie adiar o investimento até que a situação financeira esteja mais segura. Aproveite para estudar o mercado, planejar e ampliar sua rede de relacionamentos.



5) Como saber se vou dar certo?

Empreender é sobre lidar com incertezas e não sobre ter certezas. O estudo de Sarasvathy mostra que empreendedores experts superam a incerteza tratando os eventos inesperados como oportunidades para exercitar o controle de situações emergenciais.  Sustentar um negócio de sucesso por longos períodos de tempo requer que o empreendedor ou a empreendedora sobreviva a fracassos, acumule sucessos com aprenda de ambos.

Empreendedores expert s sabem que é impossível antecipar ou prever o futuro, e não gastam sua energia tentando fazer essas previsões. Eles sabem que o amanhã pode ser moldado por suas próprias ações, vêem o “Mercado” como uma rede de pessoas, que podem ser educadas e influenciadas, não como algo distante nem estático.

É como se, ao invés de, como diz o ditado “Contar com o ovo na cloaca da galinha”,  empreendedores experts sentassem ao lado dela, e ficassem ali, alimentando e cuidando da galinha para ela botar o ovo.



6) Sozinho ou com sócios?

Ter um sócio é uma das principais decisões a serem tomadas por um empreendedor. A primeira pergunta a se fazer é: qual o objetivo com o novo sócio? É preciso ter uma necessidade clara. O novo sócio deve ter uma competência que a empresa precisa e o empreendedor não possui. Para isso, o empreendedor precisa fazer uma avaliação objetiva das suas própria forças e fraquezas.

 

É comum os empreendedores buscarem sócios parecidos com eles. Mas esta não é uma boa ideia. Uma empresa precisa de diversidade. Mas, é importante ter clareza de que apesar de diferentes nas competências, os sócios precisam compartilhar os mesmos valores. Além disso, é preciso saber conviver e ter a mesma esma visão de futuro e de onde se quer chegar

 

7) Qual a melhor hora de captar investimento?

Uma startup pode buscar investimento em diversos momentos, desde a concepção da ideia até a fase de ampliação final. Mas uma coisa é certa: quanto mais o empreendedor demorar para buscar os recursos, melhor será. Isso ocorre por dois motivos básicos: (1) startups amadurecidas possuem maior potencial de atração dos investidores; (2) o empreendedor conseguirá manter o controle do negócio?—?ou seja, se você tiver métricas melhores, conseguirá um valuation também melhor e, consequentemente, terá um maior controle da empresa.

 

8) Como motivar a minha equipe?

Ser capaz de motivar a equipe e estar atento às suas necessidades é qualidade essencial para um líder. Para isso, ele precisa estar atento ao que motiva cada pessoa, abrindo um diálogo muito franco com os subordinados, para perceber e perguntar de forma direta o que as pessoas apreciam, o que as deixam motivadas e mais felizes. Cada pessoa se motiva por uma razão diferente. Para algumas é dinheiro, outras querem liberdade de atuação, qualidade de vida ou grandes desafios para que possam se desenvolver. Saber o que estimula cada pessoa é o primeiro passo para motivar sua equipe.  



9) E se alguém roubar minha ideia de negócio?

Você teve uma ideia de negócio maravilhosa, mas tem medo de contar aos outros? Fique tranquilo, você não é o único que passa por este dilema. Muitos candidatos a empreendedores sofrem da mesma fobia porque tem receio de ter a sua ideia “roubada” por alguém.

Esse é um sentimento comum, especialmente entre os empreendedores iniciantes que acreditam que apenas uma boa ideia é meio caminho andado para o sucesso. Mas isso não é verdade. O maior valor de um negócio não está na ideia por trás dele e sim na capacidade de execução do empreendedor.

 

10) E se eu fracassar?  

Você não vai encontrar nenhum empreendedor que não tenha passado por dissabores, dificuldades, erros e frustrações. O grande desafio do empreendedor é aprender a partir de seus fracassos. E isso só possível quando o empreendedor tem uma cultura voltada ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

As chances de sucesso de uma startup são mais baixas do que qualquer outra carreira, por isso, veja o empreendedorismo como uma vocação que tem que ser orientado pela paixão, não uma carreira ou um salário.

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*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


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