Programa transforma projetos de faculdade em startups 

Educação Empreendedora, Inovação, Inspiração 19 Dezembro 2019

Por Alice Salvo Sosnowski*

Neste dia 18 de dezembro fui conhecer o programa Academic Working Capital. Iniciativa do Instituto TIM, o AWC apoia o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica criados por estudantes da graduação, a partir de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). 

Com o objetivo de mostrar uma alternativa profissional de empreendedorismo para quem está se formando, o programa ajuda a desenvolver produtos e negócios com alto potencial de inovação. 

Um desses projetos bem sucedidos é o  AQUALUZ, um filtro que purifica a água usando através dos raios solares, que foi desenvolvido pela jovem biotecnologista Anna Luisa Beserra e seus colegas da Universidade da Bahia. Eles passaram pelo programa em 2018, e em setembro de 2019 ganharam o primeiro lugar no Jovens Campeões da Terra, o principal prêmio ambiental da ONU para jovens empreendedores com idades entre 18 e 30 anos.

Feira de investimento

Neste ano, foram apresentadas 24 startups criadas por estudantes de todo o Brasil e soluções para diversos problemas como a cura de lesões causadas pelo diabetes, mobilidade para idosos, gestão inteligente de lixo eletrônico, controle de estoque e vendas, geração de energia por biodigestão e plataforma educacional para autistas, entre muitos outros. 

Uma das faces mais interessantes do AWC é justamente a diversidade de sotaques e soluções criadas em todo o Brasil. Jovens apresentaram seus pitches para investidores e interessados do ecossistema empreendedor.  A experiência provou para eles que o empreendedorismo pode ser uma opção de carreira viável num país com tantos problemas a resolver. 

Os cinco grupos que mais se destacaram ainda tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos para uma banca de convidados composta por  Célia Kano (Rede Mulher Empreendedora/ RME Acelera); Alexandre Castanheira (FEA Angels) e Rubens Approbato (Poli Angels e Polistart). 

Desde 2015, quando foi criado, o AWC já acompanhou mais de 500 alunos. Atualmente, existem 14 startups ativas que surgiram no programa e juntas movimentam mais de R$ 2 milhões por ano.

São iniciativas como essa que inspira os jovens com espírito empreendedor a buscar novos caminhos não apenas para alavancar suas carreiras, mas também para resolver problemas e encontrar oportunidades a serem desbravadas no Brasil. 

Mais: 

Veja algumas fotos tiradas no evento: https://www.instagram.com/p/B6Q-jJwnkXx/

Informações sobre o programa: https://awc.institutotim.org.br/

--- ---

*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


  • Compartilhe esse conteúdo