Dia da inovação: a cultura da perseverança

Empreendedorismo, Inovação, Inspiração 19 Outubro 2010

Por Alice Salvo Sosnowski*

O dia 19 de outubro é marcado como o "Dia da Inovação no Brasil". A data aprovada por uma lei federal homenageia o voo que Santos Dumont fez com seu dirigível em torno da Torre Eiffel em Paris em 1901. Este ainda não era o voo do famoso 14 Bis. Entre balões, dirigíveis e protótipos de aviões, Santos Dumont planejou e construiu cerca de 20 estruturas diferentes entre 1898 a 1909.

Ele era reconhecido por ser um inovador persistente. Colecionou fracassos e vitórias, sempre modificando seus projetos com o objetivo de alcançar a perfeição que tanto perseguia. Com este espírito de perseverança que a inovação pretende se tornar uma cultura no Brasil. Diferente da invenção, os produtos inovadores estão muito mais para esforços conjuntos e contínuos do que processos isolados, cercados por uma aura de genialidade.

Tenho escutado isso de inúmeros estudiosos de inovação, acadêmicos, especialistas de mercado, empresários e empreendedores que perceberam que ao melhorar suas ferramentas de gestão, o relacionamento com seus fornecedores e clientes, os processos de produção estão contribuindo para uma cultura inovadora.

Mais do que um produto novo no mercado, a inovação sistemática é capaz de reduzir custos e aumentar a eficiência. Além de mais concreta, esta forma de definir a inovação é mais realista. Deixa para todos - mesmo os não inventores ou geniais - uma parte do trabalho de aperfeiçoar processos e produtos.

Empreendedores, consumidores ou trabalhadores; todos são responsáveis por esta nova dinâmica no mundo. Seja compartilhando informações, colaborando, testando novas formas de atuação, reaprendendo continuamente e persistindo na busca por algo melhor. Sempre.

Para saber mais: - Startupi: Dia da Inovação, Semana da Ciência e Tecnologia...

  • Por coincidência este blog comemora 1 ano no ar também no dia 19 de outubro. Em meio a obrigações e afazeres urgentes, ele se mantém perseverantemente ativo para refletir sobre os caminhos que nos levam à inovação. De presente, ganhou um novo layout e outras melhorias, aplicando, na prática, o conceito de inovação sistemática. 
--- ---

*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


  • Compartilhe esse conteúdo


Comentários