Os voluntários que fazem um Brasil melhor

Conteúdo, Empreendedorismo, Inspiração, Noticias 28 Agosto 2019

Por *

Dia 28 de agosto é Dia Nacional do Voluntariado. A data foi instituída em 1985 para reconhecer e destacar as pessoas que se dedicam pelo bem do próximo e da sociedade.

De acordo com a pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, cerca de 35 milhões de brasileiros com mais de 16 anos faz ou já fez algum trabalho voluntário em milhares de instituições. Pessoas que doam parte do seu tempo para construção de um mundo melhor.

Neste texto, quero destacar o trabalho voluntário da organização Canto Cidadão. Desde julho deste ano, estou fazendo uma série de palestras sobre soft skills e desenvolvimento de protagonismo com os voluntários da ONG. Tem sido uma experiência tão rica , tão vibrante que gostaria de compartilhar este trabalho maravilhoso como forma de homenageá-los neste data. 

A ONG Canto Cidadão foi fundada em 2002 por Felipe Mello e Roberto Ravagnani. Eles já desenvolviam atividades voluntárias em hospitais e escolas. Como tinha muita gente querendo participar do projeto, os amigos decidiram formalizar uma organização social sem fins lucrativos.

A Canto Cidadão atua em diversas instituições por meio dos Doutores Cidadãos, um dos maiores grupos de voluntários palhaços hospitalares do mundo, os grupos de teatro, música e palestrantes voluntários que visitam organizações sociais e escolas públicas, além de cursos profissionalizantes gratuitos e apresentação de programas com temas relacionados ao protagonismo e cidadania. As atividades realizadas já beneficiaram mais de 5 milhões de pessoas direta e indiretamente em todo o Brasil e em países vizinhos, como Peru e Chile.

O que começou como uma atividade voluntária de apenas duas pessoas, já agregou mais de dois mil voluntários que atuam em várias frentes, sempre orientados pelo propósito de fazer o bem de forma bem feita. 

Quem deseja participar como voluntário no Canto Cidadão passa por etapas de identificação de perfil, treinamento inicial e continuado, assim como supervisão, apoio e reconhecimento constantes.

Um desse projetos é o CantoEduca, do qual eu faço parte levando o workshop O Pulo do Gato Empreendedor. Já fiz dois encontros (um em São Paulo e outro em Jundiaí) e, em novembro, faço o terceiro que é aberto aos voluntários e também a pessoas interessadas em conhecer mais o trabalho dessa ONG maravilhosa! Fica o convite! 

http://cantocidadao.org.br/eventos/o-pulo-do-gato-no-canto-cidadao-sao-paulo-sp-2/

--- ---

*Alice Salvo Sosnowski é jornalista, consultora de negócios, autora do livro Empreendedorismo para Leigos, da editora Alta Books, professora de empreendedorismo e mentora de empreendedores, startups e empresas de diversos setores com mais de 12 anos de atuação na área.


  • Compartilhe esse conteúdo