Constantemente sou abordada por pessoas que querem empreender mas não sabem por onde começar. A pergunta mais comum é: tenho uma ideia, mas como transformá-la num negócio?
Já tive oportunidade de falar isso aqui, mas nunca é demais repetir: Um negócio não começa apenas com uma ideia criativa. Ele começa com a vontade de resolver um problema. Normalmente é uma lacuna de mercado detectada pelo empreendedor atento às novas oportunidades.
Os melhores negócios se originam de necessidades não atendidas: das mais básicas (como alimentação e segurança) até as mais simbólicas (como necessidade de afeto e autoestima). Para saber, procure sobre “Hierarquia das necessidades”, do psicólogo americano Abraham Harold Maslow.
Mas se o problema é o ponto de partida para a ideia, é no trabalho duro que o empreendedor cria um negócio de verdade. O primeiro passo é conhecer muito bem o público-alvo a ser atendido. Observar, perguntar, entrevistar e se colocar no lugar do provável cliente.
Pesquisar dados, mergulhar nos indicadores, entender o contexto, descobrir quem são os seus possíveis concorrentes e quais soluções estão ofertando. Fazer análise o mercado e delimitar muito bem o problema a ser resolvido. Nas metodologias ágeis usadas na construção de startups essa fase é chamada de Problem-Solution Fit. A solução ainda nem foi concebida, mas o problema será investigado até que se chegue a uma proposta de valor adequada para o cliente.
Mas lembre-se: uma solução só será considerada uma oportunidade de negócio se responder a alguns critérios básicos conhecidos como FILTRO DE VIABILIDADE. Tente responder a pergunta:
- A proposta e valor tem um benefício claro para o cliente?
- Há um número significativo de pessoas dispostas a comprar a solução neste momento?
- A solução apresenta diferenciação em relação aos concorrentes? Quais as vantagens competitivas, diferenciação e inovação?
- A solução é viável tecnicamente?
- Qual o retorno econômico a solução pode proporcionar?
Depois que você já passou pelo Filtro de Viabilidade, é importante descrever de uma forma sucinta e objetiva a solução que seu produto ou serviço irá oferecer. Este descritivo deve conter os benefícios que serão entregues com a solução, os diferenciais e o mercado a ser atendido.